PONTO INTERNACIONAL

BUSH VOTARÁ EM HILLARY

20/9/2016 – Notícia publicada  pelo jornal norte-americano Washington Post conta que, faltando pouco menos de dois meses para as eleições presidenciais deste ano, o ex-presidente George H. W. Bush disse que votará em Hillary Clinton, declarando-se contra seu próprio Partido Republicano, cujo candidato é Donald Trump. Segundo a reportagem do Post, aos 92 anos, Bush teria confessado sua intenção de voto para Kathleen Kennedy, integrante da família de John F. Kennedy, e figura importante na política de Maryland. Ela encontrou-se com Bush, tirou uma foto e colocou-a no Facebook. A legenda dizia: “o presidente me disse que votará em Hillary!”

Itália e jovens fumantes

A Itália é o país europeu com mais adolescentes fumantes. É o que indica pesquisa realizada em escolas de 35 países, com estudantes entre 15 e 16 anos.  Preparado pelo Centro Europeu de Monitoramento de Dependência de Drogas (Espad), o estudo concluído em 2015 incluiu tanto o consumo de cigarros como de álcool e outras drogas.  De acordo com a pesquisa, “a Itália tem a representatividade de 37% dos fumantes”, seguido pela Bulgária e Croácia (33%), enquanto a Islândia (6%) e a Noruega (10%) têm os menores percentuais.   A Itália também fica em evidência na questão do fumo precoce, sendo o país em que se acende o primeiro cigarro com menor idade, antes dos 13 anos. Chipre, França e Romênia têm idades de consumo semelhantes.

Movimento político

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) estão realizando uma conferência nacional com o objetivo de confirmar o histórico acordo de paz com o governo e se tornar um movimento político lega após 52 anos de confrontos armados. O encontro, devidamente autorizado pelo governo, se estenderá até sexta-feira. O acordo de paz entre o governo colombiano e as Farc foi fechado em Cuba após quatro anos de negociações.

Entre aspas

“Hoje, o mundo terá seu centro em Assis, para um dia de orações, penitência e pedidos, porque o mundo está em guerra. Deus, pai de todos, cristãos ou não, quer a paz. Não existe um deus de guerra, quem faz isso é o diabo. Rezemos para o Senhor a fim de que nos dê um coração de paz, além das divisões religiosas, porque todos somos filhos de Deus”. Do papa Francisco antes de abrir, em Assis, na Itália, o Encontro Interreligioso pela Paz com mais de 500 líderes de noves diferentes religiões.

——————————————————————————————————————————–

NOVA DERROTA DE MERKL

19/9/2016 – O partido conservador a chanceler alemã Angela Merkel registrou o pior resultado de sua história nas eleições regionais de Berlim, em meio a um clima de crescente descontentamento sobre a questão da imigração, que continua sendo aproveitada pela direita populista. A União Democrata Cristã (CDU), de Merkel, teve 18% dos votos, cinco pontos a menos em comparação com as últimas eleições, em 2011, o que provavelmente irá forçá-la a deixar o governo local da capital alemã, do qual formava parte até agora com os social-democratas. O movimento populista de direita, Alternativa para a Alemanha (AfD), que se opõe à política de imigração realizada pelo governo, entraria no parlamento local com entre 11,5 e 12,5% dos votos, segundo as pesquisas. Nunca na história da cidade, desde a de Berlim Ocidental após a Segunda Guerra Mundial e à da capital reunificada em 1990, a CDU havia sofrido uma perda semelhante. Este é o segundo revés eleitoral em duas semanas de eleições regionais para o partido de Merkel, a um ano das eleições legislativas. No início de setembro, a AfD, criada há apenas três anos, conseguiu uma grande vitória no nordeste do país.

Vitória de Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro Dmitry Medvedev proclamaram a vitória do partido governista Rússia Unida nas eleições para a Duma – câmara baixa do Parlamento russo. Para Putin, os resultados das eleições testemunham um maior grau de maturidade política.”Essa maturidade consiste em que os cidadãos comuns também se dão conta de que as promessas vazias são inúteis”, disse o presidente russo.  Pesquisas de boca de urna dão ao Rússia Unida entre 44,5% dos votos e 48,7%. Três outras forças parlamentares – o Partido Liberal Democrático (LDPR), o Partido Comunista (KPRF) e o Rússia Justa – também asseguraram representação na Duma.

Explosões nos EUA

Autoridades policiais dos Estados Unidos investigam se há conexão entre três atentados ocorridos no último sábado em apenas 12 horas e em diferentes cidades norte-americanas. Até o momento, as investigações mostram que os três atentados foram “atos deliberados e criminosos”. Segundo a polícia, a hipótese de que os atentados sejam ou não “atos terroristas” depende da continuidade das investigações.

Um dos atentados ocorridos no sábado à noite foi provocado por uma bomba em uma área comercial do bairro Chelsea, de Nova York, ferindo 29 pessoas. A quatro quarteirões de distância desse local, outra bomba – que não explodiu – foi localizada pela polícia. Este artefato foi montado em uma panela de pressão, ligado a um telefone celular, o que está levando as autoridades policiais a investigar se esse atentado também tem conexões com um plano terrorista executado durante a Maratona de Boston, em 2013, em que extremistas explodiram artefatos com dispositivos semelhantes.

Guarda única

Os líderes de 27 países da União Europeia (EU) anunciaram em Bratislava, capital da Eslováquia, onde se reuniram em reunião de cúpula, a criação de uma Guarda de Fronteiras. Objetivo: limitar o fluxo de refugiados e ampliar a segurança dos países do bloco diante da ameaça do terrorismo.

Entre aspas

“Os Estados Unidos  tem progresso em três frente: rápido crescimento na renda das famílias comuns (a renda média aumentou notáveis 5,2%); uma queda substancial na proporção de pobres; e um significativo aumento na taxa de cidadãos cobertos por seguro-saúde. Não víamos a conjunção desses três elementos desde 1999. O desempenho geral da economia do governo Obama mostrou que boa parte das críticas feitas às políticas do presidente estava equivocada”. De Paulo Krugman, colunista do jornal norte-americano The New York Times.

—————————————————————————————————————————————-

VENEZUELA E VATICANO: MEDIAÇÃO

15/9/2016 – A agência italiana de notícias Ansa informa que o Vaticano se ofereceu como mediador da crise entre o governo e a oposição na Venezuela, com a condição de entrar na questão apenas sob convite formal dos dois lados. Esse é o conteúdo da carta enviada em agosto pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, ao secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper.  Na carta, publicada pelo jornal espanhol El País, Parolin responde a um convite enviado no dia 25 de julho, em nome da Unasul, pelo ex-premiê espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, pelo ex-presidente do Panamá Martin Torrijos e pelo ex-líder da República Dominicana Leonel Fernández. O grupo tenta solucionar a situação no país e convidou formalmente a Santa Sé para ajudar na questão.

Saída em preparação

A Comissão Europeia criou uma força-tarefa para a preparação e o desenvolvimento das negociações com o Reino Unido para a saída do país do bloco. Ao lado do chefe das negociações da comissão, o francês Michel Barnier, a alemã Sabine Weyand será a responsável por ajudar na transição. A primeira reunião do grupo foi agendada para o dia 1º de outubro. A nova força-tarefa será formada pelos mais importantes membros da comissão. Eles ajudarão Michel Barnier a conduzir as negociações com o Reino Unido, com base no conhecimento e na experiência de toda a comissão.

Preocupação na Alemanha

O nível de ameaça terrorista está aumentando na Alemanha, segundo informa o jornal Bild, de Berlim, citando um relatório secreto do governo sobre a segurança interna. Recentemente foi anunciada a detenção de três homens sírios que, segundo o ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maiziere, pertenciam a uma “célula adormecida” do grupo terrorista Estado Islâmico na Alemanha. Além das detenções, foram confiscados celulares, computadores e documentos. E de acordo com o jornal Die Welt, de Hamburgo, um grupo dos serviços secretos vigiou os sírios durante vários meses, acompanhando as suas conversas telefônicas. Os objetivos concretos dos terroristas ainda não foram estabelecidos.

Entre aspas

“Ao contrário do avô e do pai, o bizarro atual dirigente Kim Jon-un sempre fez da economia uma de suas prioridades. Sob essa análise, a busca do programa nuclear deve ser vista não em termos estritamente militares ou bélicos, mas em termos de economia. Os pressupostos de uma eventual negociação seriam hoje em torno de ajuda econômica substancial em troca do compromisso de por fim ao programa nuclear”. De Gilles Lapougue, correspondente em Paris do jornal O Estado de S. Paulo, sobre o programa nuclear da Coreia do Norte.

—————————————————————————————————————————————–EUROPA ENDURECE COM TURISTAS

14/9/29016 – O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, confirmou que o bloco começará a registrar turistas que entrarem em suas fronteiras, incluindo brasileiros. O sistema será proposto até o próximo mês de novembro e terá como objetivo combater o terrorismo em seus países-membros e a pior crise migratória desde o fim da 2ª Guerra Mundial. O chamado Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (Etias, na sigla em inglês) valerá para todos os cidadãos extracomunitários que não precisam de visto para entrar no Espaço Schengen – área de livre circulação de pessoas dentro do bloco. O modelo é similar ao adotado nos Estados Unidos e coletará dados dos viajantes antes do embarque, permitindo que Bruxelas determine se sua presença colocará a segurança no bloco em risco e, eventualmente, impeça sua entrada. Especula-se que a União Europeia passará a cobrar 50 euros (R$ 186) para cada extracomunitário que entrar em suas fronteiras.

Mercosul e Venezuela

Os chanceleres do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai decidiram que a Venezuela não assumirá a presidência rotativa do Mercosul como estava previsto no cronograma do bloco. Com a medida, nos próximos seis meses a presidência do bloco será exercida conjuntamente por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Os países poderão definir “cursos de ação e adotar as decisões necessárias em matéria econômico-comercial e em outros temas essenciais para o funcionamento do Mercosul”. Os quatro países também poderão decidir sobre negociações comerciais com outros países ou blocos de países.

A pneumonia de Hillary

A doença de Hillary Clinton, uma anunciada pneumonia, está dominando a campanha eleitoral nos Estados Unidos a dois meses das eleições presidenciais. Os jornais e TVs perguntam se a candidata republicana voltará a exibir, no restante da campanha, o mesmo ritmo de trabalho de antes.

Cristina na Justiça

A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner foi convocada pela Justiça de Buenos Aires para depor numa causa que investiga um sistema de favorecimento a um empreiteiro de obras viárias. É o primeiro caso de corrupção em que ela é chamada a se defender. A audiência está marcada para 20 de outubro.

Entre aspas

“A Al-Qaeda e o Estado Islâmico sabem que jamais poderão vencer uma nação tão grande e forte como os Estados Unidos. Então, eles tentam nos aterrorizar”. De Barack Obama, presidente dos EUA.

———————————————————————————————————————————–

HILLARY E PNEUMONIA

12/9/2016 – A candidata do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, cancelou uma viagem ao estado da Califórnia para participar, hoje e amanhã, de eventos com o objetivo de angariar fundos a fim de fortalecer sua campanha. O cancelamento ocorreu depois que Hillary Clinton se sentiu mal, durante uma cerimônia ontem em Nova York, que lembrava as vítimas dos ataques terroristas em 11 de setembro de 2001. A coordenação da campanha não explicou por que o diagnóstico de pneumonia não foi divulgado antes da cerimônia. A falta de uma explicação sobre o real estado de saúde de Hillary Clinton está  provocando um questionamento sobre a transparência das informações relacionadas ao estado de saúde dos candidatos dos dois principais partidos norte-americanos.

Catalunha pela independência

Centenas de milhares de pessoas marcharam pelas ruas da Catalunha no domingo para pedir a independência da região.  Em ambiente festivo, por conta das comemorações da Diada de l’Onze de Setembre, o Dia Nacional da Catalunha, defensores da separação agitaram bandeiras independentistas em cinco cidades da região, incluindo a capital Barcelona, onde aproximadamente 540 mil pessoas participaram dos atos.

Os partidos defensores da independência conquistaram a maioria dos assentos no parlamento catalão nas últimas eleições, e começaram a preparar o terreno para a criação de leis e instituições de um Estado independente, mas as medidas foram consideradas ilegais pela justiça espanhola.

Ajuda à Grécia

A Grécia poderá receber uma ajuda financeira de 86 bilhões de euros até 2018 se fizer uma série de reformas – 15 no total -, incluindo planos de privatização e mudanças no setor de energia.  O eurogrupo, que compreende os ministros da Fazenda da zona do euro, aprovou a ajuda.

Entre aspas

“Temos que fazer algo, o voto e o protesto pacífico são as únicas armas que temos. O governo controla quase todos os poderes e não faz mais do que inventar para evitar o revogatório”. De Rosmina Castillo, opositora a Nicolás Maduro e que participa dos protestos contra o governo para exigir rapidez no referendo revogatório do mandato do presidente da Venezuela.

——————————————————————————————————————————

PLANO DE PAZ PARA A SÍRIA

8/9/2016 – Uma aliança de grupos moderados da oposição síria apresentou um plano de paz e transição política democrática para o país, que exclui o ditador Bashar al-Assad, no poder desde 2000. O plano prevê um período de seis meses de negociação e a criação de uma entidade governamental que será responsável por supervisionar a transição e o Estado. Em 18 meses, seriam convocadas eleições parlamentares, presidenciais e municipais. As informações são da Agência Ansa. Pelo plano, Assad poderia permanecer na presidência durante os seis meses de negociações, mas, depois, precisaria entregar o poder ao governo de unidade nacional, que organizaria as eleições.

Voos cancelados

A companhia aérea Aerolíneas Argentinas comunicou que os voos com destino a Caracas, capital venezuelana, que estavam marcados para os dias 10 e 12 de setembro foram cancelados por motivos de segurança dos passageiros e tripulantes. De acordo com comunicado oficial divulgado pela empresa argentina, o motivo dos cancelamentos são as manifestações populares que estão acontecendo na Venezuela que pedem um referendo constitucional para tirar do poder o presidente do país, Nicolás Maduro.

Julgamento de ex-ministro argentino

O ex-ministro do Planejamento da Argentina Julio De Vido será o mais graduado kirchenerista a enfrentar julgamento até hoje. Ele é suspeito de corrupção na chamada “Tragédia de Once”, a colisão de um trem contra a plataforma da Estação Once, em 2012, quando morreram 51 pessoas e 700 ficaram feridas. De Vido é suspeito de administração fraudulenta na investigação do caso. O ex-ministro participou dos governos de Néstor e de Cristina Kirchner.

Entre aspas

“Se é incontestável o fato de Londres ter preferido o Brexit, é preciso reconhecer que a nova primeira-ministra, Theresa May, não parece ter pressa de implementar a decisão. Ela hesita em iniciar os procedimentos que desligarão definitivamente a Grã-Bretanha da União Europeia. E recusa-se mesmo a dizer em que data o fará”. De Gilles Lapouge, jornalista, correspondente do jornal O Estado de S. Paulo em Paris.

——————————————————————————————————————————

MURO CONTRA IMIGRANTES

7/9/2016 – O governo do Reino Unido vai financiar a construção de um muro na cidade francesa de Calais para impedir a saída de refugiados em direção às ilhas britânicas. O muro de quatro metros de altura faz parte de um pacote conjunto entre o Reino Unido e a França de reforço da segurança no porto de Calais, no valor de 20 milhões de euros. O muro irá estender-se ao longo de um quilômetro na estrada que dá acesso à zona dos ferries-boats do Canal da Mancha e terá um custo superior a 2,2 milhões de euros, financiado pelo Governo britânico. A construção deve começar ainda em setembro e deverá estar concluída até ao fim do ano.

Trump na frente de Hillary

O magnata republicano Donald Trump ultrapassou a rival democrata, Hillary Clinton, em dois pontos percentuais na sondagem de intenção de votos para as eleições presidenciais norte-americanas.  Segundo dados levantados pela CNN em parceria com a consultoria ORC, se as eleições de novembro fossem realizadas hoje, Trump teria 45% dos votos e Hillary 43%. O libertário Gary Johnson teria 7% e Jill Stein, do Partido Verde, 2%.

Socorro por petróleo

Cuba pediu à Rússia ajuda para o abastecimento de petróleo da ilha diante da crise que atravessa a Venezuela – tradicional parceira de Havana. O governo cubano se viu obrigado a procurar ajuda internacional e pediu condições favoráveis de preço e financiamento à Rússia. Na época da União Soviética, Moscou foi parceiro estratégico de Havana. As condições mudaram, no entanto, após a queda do regime comunista, quando o envio de recursos aos cubanos minguou. A Venezuela, cuja economia é largamente baseada na exportação de petróleo, vendia o produto a preços reduzidos a Cuba. Com a redução dos preços da commoditie, no entanto, o país se afundou em uma crise que está tendo severas implicações, inclusive políticas.

Entre aspas

“Agora, está mais que provado que não há muro que bloqueie as migrações. Nós vemos as imagens dramáticas no Mediterrâneo. Não é com barreiras que lidamos com imigração. Tratamos imigração se conseguirmos pacificar as zonas de conflito, se conseguirmos dar liberdade às pessoas que vêm buscar desenvolvimento econômico, que têm fome e não têm emprego. Essa é a primeira condição. A segunda é termos canais legais para permitir a imigração. A Europa tem de aprender a viver com a diversidade, que certamente teremos no futuro”. De António Costa, primeiro-ministro de Portugal.

—————————————————————————————————————————————-

EUROPA ESTAGNADA

6/9/2016 – Depois do crescimento de 0,5% registrado no primeiro semestre de 2016, a economia europeia cresceu apenas 0,3% no segundo trimestre deste ano. Já quando o assunto são os (ainda) 28 países da União Europeia, o crescimento foi 0,4% contra 0,5% nos três meses anteriores.  Entre as principais economias, Itália, França e Finlândia apresentaram crescimento zero no período. A Alemanha teve alta de 0,4% no trimestre contra 0,7% nos três meses anteriores. Áustria (0,1%) e Grécia e Lituânia (0,2%) tiveram crescimento abaixo da média, enquanto Romênia (1,5%), Hungria (1%), Eslováquia, Polônia e República Tcheca (0,9%) e Espanha (0,8%) apresentaram os melhores resultados do continente.

Ultradireita alemã

O partido de ultradireita Alternativa para a Alemanha (AfD), que é eurocético e contra a política de imigração alemã, ficou em segundo lugar nas eleições regionais realizadas no último fim de semana no Estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, aumentando consideravelmente sua força política dentro do país. O Partido Social-Democrata (SPD) recebeu mais de 30% dos votos, seguidos pelo AfD, com pouco mais de 20%, enquanto a governista União Democrata-Cristã (CDU) ficou em terceiro lugar, com cerca de 19%. O resultado é simbólico, pois esta é a região que, desde os anos 1990, vem elegendo a chanceler Angela Merkel ao Parlamento.

Filipino mal-educado

A Casa Branca anunciou o cancelamento do encontro entre os preside ntes dos Estados Unidos, Barack Obama, e das Filipinas, Rodrigo Duterte, no Laos. A informação foi dada pela assessoria de imprensa do governo americano em Washington, após Duterte ter dirigido um palavrão a Obama, diante da imprensa filipina, horas antes do horário previsto para a agenda bilateral. O xingamento ocorreu quando um jornalista da imprensa local perguntou a Duterte o que ele diria se, durante o encontro, se Obama fizesse alguma pergunta sobre a situação dos direitos humanos nas FIlipinas. Duterte, então, chamou Obama de “filho da p…”.

Entre aspas

“Estudo publicado em janeiro argumenta que a candidatura do republicano é impulsionada por indivíduos cujo ‘autoritarismo’ vibra a cada invectiva que ele lança contra muçulmanos e mexicanos”. Da revista britânica The Economist sobre a campanha eleitoral de Donald Trump, nos Estados Unidos.

—————————————————————————————————————————————-

TRUMP AO LADO DA RÚSSIA

3/8/2016 – Uma denúncia contra o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, pode derrotá-lo nas eleições de novembro. Trump, que nunca escondeu suas simpatias pelo presidente russo Vladimir Putin, passou a defender posições mais alinhadas aos interesses de Moscou do que aos de Washington. No início da semana, ele disse que, se for eleito, poderá reconhecer a anexação da Criméia pela Rússia e suspender as sanções impostas ao país pelo governo de Barack Obama. Não se pode esquecer quem em 2013 Trump fechou um contrato de US$ 14 milhões para realizar o concurso de Miss Universo em Moscou. Antes disso, um filho de Trump disse em 2008 que o dinheiro russo estava “jorrando” nos negócios da família.

Poder total

O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, garantiu que o governo reestruturará as Forças Armadas do país para submetê-las às decisões do presidente Recep Tayyip Erdogan. Uma grande alteração está sendo feita no Conselho Supremo Militar, com os civis ganhando muito espaço. Em vez de contar com 14 militares e dois ministros civis, o conselho terá agora 11 cargos civis e quatro militares.

PIBs em alta

Nos Estados Unidos, o PIB cresceu 1,2% no segundo trimestre deste ano. Para os norte-americanos, o crescimento ficou abaixo do esperado. Já na zona do Euro, no mesmo período, o crescimento foi de 0,3%. A zona do Euro compreende 19 países.

Nissan na Argentina

O grupo Renault-Nissan anunciou em Buenos Aires que ampliará os investimentos na Argentina para iniciar a produção de carros da marca japonesa Nissan. Atualmente, só carros da marca Renault são fabricados no vizinho país. Aos US$ 600 milhões de investimentos divulgados em janeiro último, o grupo acrescentará US$ 200 milhões.

Entre aspas

“Trump é a combinação perfeita de ignorância e interesse próprio”. De David Rothkopf, editor-chefe da revista norte-americana Foreign Policy.

 

——————————————————————————————————————————-

DRAMA VENEZUELANO

26/7/2016 – Os venezuelanos estão enfrentando há algum tempo as conseqüências da deterioração da capacidade do poder público de fornecer as condições básicas de vida para os cidadãos. Dependente de produtos importados, a Venezuela registra ampla escassez de mercadorias e medicamentos. A situação é tão grave que a Organização das Nações Unidas (ONU) cogita enviar para a Venezuela uma missão humanitária – algo inédito numa nação que não está em guerra. O único mercado que ainda funciona no país é o de produtos de luxo, mas a grande maioria da população não tem dinheiro pois os preços são inacessíveis.

Cristina e Dilma

A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner está espalhando para os quatro cantos do mundo que é vítima de “perseguição judicial” e de um “partido midiático”. Numa entrevista à imprensa, Cristina se comparou à presidente afastada do Brasil, Dilma Rousseff.

Ameaça de Trump

Mais uma do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele disse, dias atrás, que se vencer a eleição, os EUA poderão sair da Organização Mundial do Comércio (OMC). É que ele pretende impor tarifas de importação de 15% a 35% sobre produtos fabricados por empresas norte-americanos que transfiram suas linhas de montagem para o exterior. A medida, como se sabe, é contrária às regras da OMC.

Volta ao mundo

O avião Solar Impulse 2 (SI-2) completou ao pousar em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a sua longa viagem de volta ao mundo iniciada há mais de um ano. Movido somente a baterias que acumulam energia solar, o SI-2 iniciou a viagem de volta ao mundo em Abu Dhabi, no dia 9 de março de 2015. A aeronave é pilotada pelo suíço Bertrand Piccard, autor do primeiro voo transatlântico em um aeroplano capaz de voar sem combustível, similar ao usado no atual projeto.

Entre aspas

“Com Erdogan se comportando como um sultão vingativo, será difícil convencer o restante do mundo de que é seguro pôr dinheiro na Turquia”. Da revista britânica The Economist.

——————————————————————————————————————————-

DO PAPA PARA AS MULHERES

21/7/2016 – Vaticano irá divulgar amanhã o texto da constituição apostólica “Vultum Dei quaerare” (“Buscar a face de Deus”, em tradução livre), escrita pelo papa Francisco, e que fala sobre a contemplação da vida das mulheres.   A constituição apostólica é um dos mais importantes documentos escritos por um Pontífice e pode tratar dos mais diferentes temas inerentes à vida na Igreja ou de seus fiéis. A última foi publicada pelo papa João Paulo II, em 1996, chamada de “Universi Dominici Gregis”, que definia regras de eleição do Papa. Ao todo, 15 documentos do tipo – que não é igual àquele que determina os dogmas da Igreja – foram divulgados desde 1570.

 Plágio admitido

Uma assessora da campanha do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Donald Trump admitiu ter incluído no discurso de Melania Trump frases usadas por Michelle Obama oito anos antes. Em comunicado, Meredith McIver pediu desculpas e revelou que colocou seu cargo à disposição. Contudo, Trump teria rejeitado sua saída. Segundo Meredith, ela teria incluído as passagens semelhantes às de um discurso de Michelle Obama após Melania lê-las para ela ao telefone.

Turquia fechada

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que o governo implementará estado de emergência no país, que terá ao menos três meses de vigência. Segundo o líder, a medida é “necessária para erradicar rapidamente todos os elementos da organização terrorista implicada na tentativa de golpe de Estado”.  Há temores de que a tentativa de golpe no país sirva como combustível para Erdogan acelerar seu processo de concentração de Poder e de repressão a adversários.

Seu grande objetivo é transformar a Turquia em uma república presidencialista — hoje ela é parlamentarista.

Entre aspas

“Pouca gente tem ideia do peso que tem a contaminação do ar para doenças cardiovasculares. Por isso, a necessidade de baixar os níveis de contaminação para os propostos pela Organização Mundial de Saúde. Muitos países ainda não têm controle da emissão dos veículos e da qualidade do combustível usado.Se a gente quer resultados diferentes, não pode fazer as coisas como vem fazendo”. De Agnes Soares, médica da Organização Pan-Americana de Saúde.

——————————————————————————————————————————

A MULHER DE TRUMP E O PLÁGIO

19/7/2016 – A esposa do pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump, Melania, causou controvérsia após realizar um discurso na abertura da Convenção do Partido Republicano, ocorrida ontem, com trechos muito similares ao texto pronunciado pela esposa do atual líder Barack Obama, Michelle, em circunstâncias parecidas em 2008, quando deu a largada para a campanha eleitoral do marido.  Duas passagens em particular foram acusadas de plágio, quando a ex-modelo eslovena falou da importância dos valores da família e o papel dos pais na educação de seus filhos. Melania disse que “desde pequena, meus pais me incutiram valores de que você trabalha duro pelo que quer na vida, que sua palavra é seu compromisso. Você faz o que diz e cumpre sua promessa, que você trata as pessoas com respeito”.

 Pena de morte

No meio de informações de que o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, seria na verdade o mentor da tentativa de golpe militar ocorrido na semana passada para se fortalecer no cargo, ele próprio afirma que dará seu aval à pena de morte se a medida for aprovada pelo Parlamento. Desde a tentativa de golpe, a hipótese vem sendo considerada por Ancara para punir envolvidos na manobra. De acordo com a imprensa turca, os 27 oficiais detidos representam quase um terço dos generais do país.

Fronteira aberta

Mais uma vez o governo da Venezuela abriu a fronteira com a Colômbia para que milhares de pessoas pudessem comprar remédios e alimentos. É a prova cabal de que a Venezuela vive uma grande crise e que o governo de Nicolás Maduro é totalmente incompetente para resolver os problemas de abastecimento do país.

Esperança britânica

David Davis, o secretário de Estado do Reino Unido para a União Europeia, espera chegar a um acordo generoso para os britânicos após o resultado do referendo que prevê a saída do país da comunidade. As negociações para a saída começarão no início do ano que vem. Uma coisa, porém, já é certa, segundo Davis: não haverá garantia plena dos direitos na Grã-Bretanha para os cidadãos da União Europeia.

Entre aspas

“O momento parece refletir algumas coisas. Uma delas é um esgotamento da democracia liberal, porque os partidos não foram capazes de captar a tempo a crescente insatisfação da sociedade e dar uma resposta. Há um uma crise de representatividade na Europa, onde se vê um conjunto de partidos antieuropeus. Nos EUA também há uma crise de representatividade porque os partidos políticos esperavam que certos temas fossem absorvidos e não foram”. De Sérgio Amaral, diplomata, e futuro embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

—————————————————————————————————————

O VICE DE DONALD TRUMP

18/7/2016 – As vésperas da convenção nacional que vai indicar os candidatos do Partido Republicano nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, marcadas para novembro, o empresário Donald Trump apresentou em um hotel de Nova York o governador do estado de Indiana, Mike Pence, como seu vice na chapa republicana. Foi a primeira aparição pública dos dois pré-candidatos, que agora vão buscar apoio dentro do próprio Partido Republicano, com o objetivo de evitar atritos que possam prejudicar a unidade da legenda. A convenção começa hoje (18) e vai até quinta-feira (21).

Prisões em massa

Trinta governadores e 7.899 policiais foram detidos depois da tentativa de golpe na Turquia. Pelo menos 50 funcionários de alto escalão também foram afastados de seus cargos. A imprensa turca anunciou que a corte nacional decidiu prender 41 dos 103 generais e almirantes detidos pela tentativa de golpe militar ocorrido na semana passada.

Sauditas e o 11 de setembro

Um relatório publicado pelo Congresso dos Estados Unidos sobre os atentados de 11 de setembro de 2001 indica possíveis conexões entre o governo saudita e as ações cometidas pela rede Al-Qaeda. O documento vinha sendo mantido em sigilo, mas foi tornado público após pressão feita pelas famílias das vítimas. A Casa Branca garante que o governo da Arábia Saudita não se envolveu nos ataques, mas o relatório aponta elos suspeitos entre os terroristas e pessoas próximas do governo do país do Oriente Médio.

Vigilância total

A Coreia do Sul aguarda a realização do quinto teste de armas nucleares na Coreia do Norte, e acompanha a situação juntamente com os Estados Unidos. “A Coreia do Norte pode, a qualquer momento, realizar um teste nuclear e estamos prontos para isso”, informou a agência de notícias Renhap. A vigilância é total na Coreia do Sul. A Coreia do Norte realizou o quarto teste de armas nucleares em 6 de janeiro deste ano, o que levou ao reforço das sanções internacionais e bilaterais contra o país.

Entre aspas

“Trump abriu um espaço político para discussão de coisas como a idéia de que a América deve ser branca. Esse tipo de discussão não era aceitável na política tradicional e Donald Trump abriu a caixa de Pandora. Com Trump, pessoas públicas passaram a dizer coisas incrivelmente racistas no debate político”. De Mark Potok, especialista norte-americano na atuação de grupos extremistas e que monitora a ação dessas organizações.

——————————————————————————————————————————-

IMPERADOR PODE ABDICAR

14/7/2016 – Pela primeira vez em cerca de 200 anos, um imperador do Japão anunciou que pode abdicar ao cargo. Aos 82 anos, Akihito expressou, nesta quarta, sua intenção de renunciar nos próximos anos. Após quase 30 anos no cargo, ele enfrenta problemas de saúde e já teria iniciado os preparativos para “uma sucessão estável”. O primeiro na linha de sucessão é seu primogênito, Naruhito, de 56 anos. Se confirmada sua saída do cargo, será a primeira vez que isso acontece desde o imperador Kokaku, em 1817.

Akihito subiu ao trono em janeiro de 1989, depois da morte de seu pai, Hirohito – famoso por liderar o país durante a II Guerra Mundial. Ele é conhecido, entre outras coisas, por, em 1959, ter sido o primeiro príncipe herdeiro a se casar com um plebeia, Michiko Shoda, sua atual esposa.

FMI e EUA

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está preocupado com o futuro da economia dos Estados Unidos. Embora reconheça que o momento econômico está em “boa forma”, o organismo internacional diz que os riscos para as perspectivas de crescimento do país pendem para o lado negativo. Entre as medidas sugeridas pelo FMI ao governo norte-americano está a redução da dívida pública. O organismo ainda pede que o Federal Reserve (o banco central dos EUA) seja cauteloso e que suba os juros de forma “muito gradual”.

Atraso prejudicial

A Microsoft vai fechar sua unidade de telefonia celular na Finlândia, uma antiga fábrica que pertencia à Nokia. A decisão vai forçar a demissão de 1,3 mil funcionários, gerando uma economia de US$ 950 milhões para a empresa norte-americana. A Nokia dominou o mercado de celulares no começo dos anos 2000. Especialistas dizem que a Microsoft não se adaptou ao mercado do telefones móveis porque entrou muito tarde no setor.

Entre aspas

“O meu governo será guiado pelo interesses dos cidadãos britânicos, e farei o que puder para dar a vocês mais controle sobre suas vidas.” De Theresa May, nova primeira-ministra do Reino Unido.

————————————————————————————————————————-

PORTOS CONTROLADOS NA VENEZUELA

13/7/2016 – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou  que os portos marítimos do país passarão a ser controlados pelo exército dentro do plano de combate à crise econômica. “Hoje assumimos controle de cinco portos fundamentais do país: Guanta, La Guaira, Puerto Cabello, Maracaibo e Guamache”, anunciou. Na segunda-feira, Maduro delegou às forças armadas a coordenação da distribuição de produtos e de medicamentos, no âmbito do plano de combate à escassez de produtos essenciais no país que vive uma dura crise econômica. O presidente criou um novo órgão, que controlará a compara, a venda e a distribuição de produtos alimentícios, medicamentos, produtos de higiene pessoal e de produtos de limpeza. O órgão será chefiado pelo ministro da Defesa, Valdimir Padrino.

Apoio a Hillary

Como era esperado, o senador Bernie Sanders anunciou seu apoio à colega democrata Hillary Clinton na corrida pela Casa Branca. “Eu vim aqui hoje não para falar do passado, mas do futuro. Eu vim aqui para deixar o mais claro possível do porque estou apoiando Hillary e porque ela merece ser presidente”, declarou.  “Juntos começamos uma revolução política para transformar os Estados Unidos”, acrescentou Sanders, que se auto-define como “socialista”.

Propostas polêmicas

A construção de um muro na fronteira com o México para conter a imigração ilegal, pena de prisão a quem tentra entrar ilegalmente no país,  aumento do protecionismo,  rejeição completa ao aborto e ao casamento homossexual. Estas propostas de Donald Trump deverão ser adotadas pelo Partido Republicano em seu programa eleitoral da campanha presidencial nos Estados Unidos.

Entre aspas

“Agradecemos por essa acolhida. O povo da Venezuela, neste momento, passa por uma grave situação de escassez de remédios, comida, produtos básicos. O governo venezuelano acabou com as indústrias que abasteciam o povo”. De José Gregorio Sánchez, morador da localidade de Ureña, na Venezuela, sobre a entrada na Colômbia para compra de alimentos e remédios.

———————————————————————————————————————————–

 

MAY, PRIMEIRA-MINISTRA

12/7/2016 – O premiê britânico David Cameron deixará o cargo amanhã e quem deve assumir seu posto é a ministra do Interior, Theresa May, depois que ela ficou sozinha na campanha pelo cargo. “Amanhã eu irei liderar minha última reunião de Gabinete. E, após isso, espero entregar minha renúncia”, declarou Cameron a jornalistas.   May, que já tinha a maioria do apoio dentro do Partido Conservador, virou a única candidata ao cargo. “Não vamos ter uma campanha eleitoral prolongada. O premiê elogiou sua sucessora. Segundo ele, May é “forte, competente e mais do que capaz da liderança que o país irá necessitar nos próximos anos”.

Fome e conflitos

O mais novo país do mundo – Sudão do Sul, na África – sofre com a fome da sua população de 11 milhões de habitantes e com os conflitos entre soldados leais ao presidente Salva Kiir e a guarda do vice-presidente Riek Machar. O país tem apenas cinco anos e a guerra civil já dura dois anos e meio. Números da ONU indicam que 5 milhões de pessoas no Sudão do Sul não têm acesso regular a alimentos.

Aumentos contidos

A China deverá conter os aumentos salariais para permanecer economicamente competitiva. A declaração é de um alto funcionário do Ministério do Trabalho chinês. Segundo ele, o governo está preocupado com os custos crescentes da mão de obra, o que poderá interromper o crescimento da economia.

Cervejeiro e premiê

O diretor da maior cervejaria do Peru, Fernando Zavala, que já foi ministro da Economia, será primeiro-ministro do governo de Pedro Pablo Kuczynski, recentemente eleito. Economista, 45 anos, Zavala é favorável à economia de livre mercado. Ele dirige a Backus, subsidiária da SABMiller.

Entre aspas

“Para o governo do Brasil, está claro que existe um problema de política na Venezuela. Existe um problema que coloca em dúvida se, neste momento, as credenciais [da Venezuela] para assumir a presidência [rotativa do Mercosul] são as esperadas”. Do embaixador Paulo Estivallet, subsecretário da América do Sul, Central e do Caribe do Itamaraty, que representou o Brasil na reunião de chanceleres do Mercosul, realizada no Uruguai,para discutir se a Venezuela tem ou não condições de assumir a presidência do bloco.

———————————————————————————————————————————-

VENEZUELA, FRONTEIRA E COMIDA

11/7/2016 – Quase um ano depois de o presidente Nicolás Maduro mandar fechar por tempo indeterminado a fronteira da Venezuela com a Colômbia, milhares de venezuelanos a atravessaram com permissão das autoridades de Caracas, para comprar comida e medicamentos. A abertura de comum acordo da fronteira durante 12 horas ocorreu na ponte internacional Simón Bolívar, sobre o rio Táchira, que comunica o Estado venezuelano de Táchira com o departamento colombiano de Norte de Santander, o mesmo lugar que em agosto do ano passado foi fechado por ordem do Governo de Nicolás Maduro, dando início a uma crise diplomática entre os dois países. Nos últimos meses foram dados passos rumo à normalização da situação, intensificados mais recentemente. A Venezuela, como se sabe, enfrenta gravíssima crise de abastecimento, pois depende essencialmente da importação de produtos alimentícios e medicamentos.

Diálogo contra violência

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quer promover o diálogo e a compreensão entre agentes de segurança e as pessoas que protestam contra violência policial contra negros. “Quero que todas as partes possam ouvir umas às outras”, disse, em entrevista coletiva. Obama viajará amanhã a Dallas para discursar em honra dos cinco policiais mortos na semana passada durante um protesto contra a violência policial e o racismo.

Mais crédito

O crédito ao consumidor nos Estados Unidos subiu US$ 48,56 bilhões entre abril e maio deste ano, de acordo com o Federal Reserve (o banco central norte-americano). O resultado superou as expectativas dos analistas, que previam elevação de US$ 17 bilhões no período.

Vinho no Vaticano

Os habitantes do Estado do Vaticano, em Roma, são os maiores consumidores de vinho do mundo. A informação é do Califórnia Wine Institute. Cada morador toma, em média, 60 litros por ano, quase o dobro do consumo italiano e mais de 30 vezes o brasileiro. Detalhe: o Vaticano tem pouco menos de 900 habitantes.

Entre aspas

“Recebi a notícia sobre a saída dos britânicos da União Europeia com grande tristeza e bravo com David Cameron, que jogou roleta russa com a Europa para ganhar um jogo de poder dentro do partido conservador”. De Pascal Lamy, ex-diretor da Organização Internacional do Comércio.

————————————————————————————————————————–

UMA NOVA MARGARET THATCHER

8/7/2016 – Theresa May, a veterana e férrea ministra do Interior do Reino Unido, ou então Andrea Leadsom, a secretária de Estado que despontou como estrela durante sua campanha a favor do Brexit. Ambas são conservadoras e o partido delas tem maioria no Parlamento britânico. Uma delas se tornará a segunda mulher a assumir o posto de primeira-ministra do Reino Unido, depois de Margaret Thatcher. Agora, os militantes conservadores que escolherão qual das duas mulheres ocupará o posto de David Cameron e assumirá a liderança do país depois da ruptura com a União Europeia (EU).

A favorita, no momento, é Theresa May, 59 anos, que renunciou ao cargo de ministra logo após o plebiscito que pediu a saída do Reino Unido da EU. Ela já está sendo chamada de a nova Margaret Thatcher (1925-2013), a dama de ferro que liderou o governo britânico de 1979 a 1990.

 Uruguai, Venezuela e Mercosul

O governo do Uruguai, que exerce a presidência do Mercosul, pretende transferir o comando do bloco para a Venezuela. A sucessão é alvo de críticas internas, principalmente do Paraguai, por causa da crise instalada no país bolivariano presidido por Nicolás Maduro. Em comunicado oficial, o Ministério de Relações Exteriores uruguaio reiterou sua posição “no sentido de prosseguir com a transferência [da presidência pro tempore], em conformidade com as disposições das normas vigentes do Mercosul”.

A troca da presidência pro tempore do Mercosul é feita a cada seis meses e deveria ocorrer na próxima Cúpula de Presidentes do bloco, que estava prevista para a próxima terça-feira (12), em Montevidéu, mas foi cancelada. Diante do impasse, na segunda-feira (11), os chanceleres do Brasil, Paraguai, Uruguai e da Argentina vão se reunir para discutir a situação da Venezuela.

 Reforma trabalhista

O governo da França decretou a reforma do mercado de trabalho. Detalhe: o governo passou por cima do Parlamento, onde não tinha maioria para aprovar a medida. O texto prevê a flexibilização do Contrato de Duração Indeterminada do Trabalho, admitindo novos critérios para demissões mais baratas e simplificadas, especialmente para empresas em dificuldades financeiras.

Entre aspas

“Quero pedir, em nome de todos os povos indígenas, que seja respeitado o estilo de vida deles, seus direitos e suas tradições. Me escutaram? Quero ecoar e ser porta-voz dos desejos mais profundos dos povos indígenas. E quero que vocês unam suas vozes à minha. Rezem [durante julho] com todo o coração para que sejam respeitados os povos indígenas”. Do papa Francisco.

—————————————————————————————————

OS ALEMÃES E O CRIME SEXUAL

7/7/2016 – O Parlamento alemão aprovou, por unanimidade, uma nova definição do crime de estupro no país. Agora, o princípio do “Não é Não” está garantido na lei. Isso quer dizer que basta não haver consentimento da vítima para que o ato sexual seja criminalizado. Até então, a legislação só considerava, de fato, estupro quando havia sinais claros de uso da força e de que a mulher tentou resistir fisicamente à agressão.

“É um marco. Um passo importante para a sociedade e para todas as alemãs”, disse Dagmar Freudenberg, presidente da comissão de Direito Penal da Associação de Advogadas da Alemanha. A entidade foi uma das que participaram ativamente da campanha “Não quer dizer Não”, para pressionar os parlamentares a votar a reforma.

Com a mudança, a Alemanha adequa uma lei considerada ultrapassada – a última reforma foi há 20 anos – e passa a ratificar a Convenção de Istambul, tratado europeu que estabelece padrões mínimos para prevenir a violência contra a mulher, proteger as vítimas, levar os crimes à Justiça e desenvolver políticas públicas.

 Terror total

Terroristas do Estado Islâmico (EI) executaram vários membros do grupo que desertaram durante um combate no Iraque. “Os representantes dos terroristas queimaram vivos sete companheiros que fugiram de um combate na região da cidade de Fallujah”, disse o canal de televisão norte-americano Fox. Os desertores foram amarrados e levados para uma caldeira com água fervendo. Além disso, comandantes do Estado Islâmico mataram 19 pessoas que se negaram a participar de um combate no centro da cidade.

Ajuda aos venezuelanos

As autoridades da Colômbia avaliam ampliar um corredor humanitário na problemática fronteira com a Venezuela para ajudar os habitantes do país vizinho que os procuram diante da falta de alimentos e medicamentos. A Venezuela passa por uma séria crise econômica, com severas implicações políticas, resultando em problemas de abastecimento para a população local, especialmente a camada mais pobre. Os venezuelanos reclamam da falta de itens de necessidade básica, como alimentos e remédios, além de produtos de uso diário, como papel higiênico.

Entre aspas

“Por que o presidente Obama permitiu usar o Air Force One para um evento de campanha da desonesta Hillary? Quem paga?” De Donald Trump, candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, ao saber que o presidente Obama Barack e a candidata democrata Hillary Clinton voaram juntos no avião presidencial para a Carolina do Norte, onde foi realizado um evento da campanha do Partido Democrata.

—————————————————————————————————————————

MERCOSUL E VENEZUELA

5/7/1026 – Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, da Argentina, do Paraguai e Uruguai vão se reunir na próxima segunda-feira (11/), para discutir a situação da Venezuela, poucos dias antes de o país assumir a Presidência temporária do Mercosul.

O chanceler paraguaio, Eladio Loizaga, disse que o encontro foi convocado pelo homólogo uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, atualmente na liderança do organismo, e que também devem participar o brasileiro José Serra e a argentina Susana Malcorra.

“Temos que considerar seriamente o que é a Presidência temporária. A situação neste momento na Venezuela está complicada. Precisamos ter, à frente do Mercosul, um país que tenha tranquilidade interna e paz”, disse Loizaga.

Entre os membros do Mercosul, o Paraguai é o maior crítico de Caracas. Loizaga inclusive, tenta debater a aplicação do Protocolo de Ushuaia, que prevê a suspensão de um país do bloco caso exista ruptura democrática. O próprio Paraguai foi suspenso após o afastamento do então presidente Fernando Lugo em 2012.

Os rolos de Cristina

Um traficante preso já poucos dias em Foz do Iguaçu denunciou lavagem de dinheiro para financiar a campanha eleitoral de Cristina Kirchner em 2007. Ele disse que US$ 800 mil apreendidos nove anos atrás em Buenos Aires, vieram da Venezuela. O traficante disse, ainda, que assessores da ex-presidente argentina estavam ligadas à venda internacional de drogas.

Voto irracional

Por que as eleições nem sempre produzem governos responsáveis? Essa é a pergunta central de um livro lançado nos Estados Unidos: Democracy for Realistcs (Democracia para Realistas), de Christopher Achen e Larry Bartels. Segundo os autores, a maioria das pessoas presta pouca atenção à política, votando não necessariamente de modo racional, mas segundo lealdades grupais ou a situação econômica.

Entre aspas

“O Estado Islâmico vem perdendo território no Iraque e na Síria, mas ainda é um formidável oponente e muito perigoso”. De Bruce Riedel, ex-oficial da CIA e analista da Brookings Institution.

 

———————————————————————————————————————————-

DE SAÍDA, DE NOVO

4/7/2016 – O líder do Partido pela Independência do Reino Unido (Ukip, na sigla em inglês) e uma das principais figuras na campanha pela saída da União Europeia (UE), Nigel Farage, anunciou que vai deixar o cargo dentro da legenda, fundada por ele. Farage alegou que já fez sua parte liderando o referendo Brexit e que sente que não pode fazer mais. “A vitória da saída no referendo significa que minha ambição política foi alcançada”, declarou. “Durante a campanha, o que eu disse é que queria o meu país de volta. Agora digo que quero a minha vida de volta”, acrescentou, em declaração a jornalistas realizada na manhã de hoje, dia 4. Essa é a terceira vez que ele deixa o cargo, mas desta vez garante que não tem volta. “Posso prometer que não vou mudar de opinião outra vez”.

Nota de 500 pesos

Uma nova nota de $ 500 começará a ser distribuída pelas instituições bancárias argentinas e terá a imagem de um jaguar. É a primeira da nova família de divisas com imagens da fauna originária da Argentina.A nova nota foi apresentada em uma cerimônia realizada no Museu do Banco Central da Argentina, que contou com a presença de autoridades como o ministro de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Nacional, Sergio Bergman, representantes de ONGs ambientais e especialistas em numismática (ciência que estuda moedas e medalhas).

Eleição invalidada

A Corte Constitucional da Áustria declarou como inválida a eleição geral realizada em maio em razão de irregularidades encontradas em diversos pontos do país. O candidato Alexander van der Bellen, do Partido Verde, foi eleito presidente, mas com a anulação, novo pleito será realizado. A nova eleição abre uma segunda chance para o ultradireitista Norbert Hofer, do Partido da Liberdade, que havia perdido por uma diferença de 30 mil votos.

Entre aspas

“A melhor coisa que os democratas podem fazer é eleger Hillary Clinton, pois a eleição de Donald Trump complicaria as relações entre a Europa e os Estados Unidos”. De François Hollande, presidente da França ao quebrar o protocolo e declarar seu apoio à Hillary na corrida à presidência dos EUA.

———————————————————————————————————————————

CHINESES MAIS CAUTELOSOS

1/7/2016 – A China está reavaliando a facilidade com que financia países dependentes de commodities, especialmente os da África. Mas o grande medo dos chineses é a Venezuela, que, segundo eles, pode dar um calote geral. Com os baixos preços do petróleo devastando a economia venezuelana, o presidente Nicolás Maduro busca renegociar os empréstimos tomados de Pequim. “Com o caso da Venezuela aprendemos que a China deve ser mais cautelosa e sofisticada em seus empréstimos e investimentos em outros paíse”, disse Xue Li, alto dirigente chinês

 Sanções à Rússia

A União Europeia ampliou as sanções contra a Rússia até o dia 31 de janeiro de 2017, diz um comunicado emitido hoje. “No dia 1º de julho de 2016 o Conselho da União Europeia prolongou as sanções econômicas contra certos setores da economia russa até 31 de janeiro de 2017″, comunica o Conselho da UE. De acordo com o comunicado, a decisão foi tomada por unanimidade.

Sem recessão

A informação é do jornal Financial Times, de Londres: a Austrália está atingindo a marca de um quarto de século sem recessão, um recorde que colocou o padrão de vida no país entre os mais altos do mundo. Motivo? Segundo economistas, a boa gestão e a sorte permitiram à Austrália evitar as crises globais, incluindo a financeira de 2008, que abalou vários países.

Entre aspas

“Por cortesia da globalização e a decorrente separação entre poder e política, Estados estão virando pouco mais que bairros ampliados e confinados por fronteiras vagamente delineadas, porosas e fortificadas de forma ineficiente. Esses pequenos Estados guardaram ciumentamente o inalienável poder de separar ‘nós e eles’. É isso que estamos vendo hoje”. De Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, de 90 anos, que vive desde 1972 no Reino Unido, sobre o nacionalismo presente nos países europeus.

———————————————————————————————————————————

TEMPOS TURBULENTOS NA EUROPA

29/6/2016 – O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, após dizer que, pelo fato de os europeus estarem vivendo “tempos turbulentos” e que “não há tempo a perder, garantiu que há um apelo para que o governo britânico invoque o Artigo 50, do Tratado de Lisboa, o quanto antes. O referido dispositivo estabelece que a saída de um país pode levar dois anos e diz que qualquer Estado-Membro que decida retirar-se da União deve notificar a sua intenção ao Conselho Europeu.

Shulz afirmou que o objetivo não é humilhar o Reino Unido e que os receios do governo (britânico) são compreensíveis, mas que devem definir um roteiro para a saída “o quanto antes”. Ele comentou que, apesar de não haver nenhum dispositivo no Artigo 50 que obrigue o Reino Unido a iniciar rapidamente a saída da União Europeia, é importante lembrar que a maioria dos britânicos votou pela saída e que é, portanto, fundamental que se dê início às negociações. O premiê britânico David Cameron avisou que o seu país vai notificar a UE sobre a sua decisão quando for necessário e possível.

Crise venezuelana

A aliança chavista Grande Polo Patriótico, que apóia o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, vai decidir na próxima semana se apresenta à Câmara Constitucional do Supremo Tribunal de Justiça uma petição para dissolver a Assembleia Nacional, agora controlada pela oposição. O Grande Polo, que é uma coalizão de partidos e movimentos, vai tirar uma semana para discutir a proposta e anunciar uma decisão que significa um avanço na crise política da Venezuela.

Sanções ao Ocidente

O presidente russo Vladimir Putin assinou decreto que prorroga até 31 de dezembro de 2017 as sanções sobre as importações de alimentos de vários países ocidentais – medida tomada por Moscou em resposta às sanções. Além disso, ao Conselho de Ministros da Rússia foi concedido o poder de apresentar propostas para alterar o período de validade das medidas restritivas, caso seja necessário. As relações entre a Rússia e o Ocidente se deterioraram no contexto da guerra civil deflagrada na Ucrânia após o golpe de Estado ocorrido em Kiev em fevereiro de 2014.

Corrida espacial

A Índia alcançou o número recordo de 20 satélites a partir de seu centro espacial Satish Dhawan, na ilha de Sriharikota, na Costa Oriental. O Polar Satellite Launch Vehicle C-34 transportou o mais recente satélite de observação da Terra Cartosat-2 indiano, juntamente com satélites dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Indonésia, bem como dois satélites criados por estudantes indianos. Kiran Kumar, chefe da Organização de Pesquisa Espacial da Índia (Isro, na sigla em inglês), parabenizou todos os cientistas associados ao projeto pelo lançamento bem-sucedido. “Gostaria de parabenizar a equipe da Isro pelo lançamento bem sucedido do PSLV C-34. Todas as cinco etapas foram bem-sucedidas”, disse Kumar.

Entre aspas

“Se alguém passa anos dizendo aos seus cidadãos como a UE é má, não deveria ser uma surpresa que as pessoas acabem acreditando”. De Jean-Claude Juncker, chefe da Comissão Europeia.

———————————————————————————————————————————-

O RECADO DE  MERKEL

28/6/2016 – A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, não tem papas na língua. Em reunião do Conselho da União Europeia (UE), em Bruxelas, ela disse que não se pode sair do bloco e manter os privilégios. Ela se referia, claro, à saída do Reino Unido da EU. Merkel falou sobre o acordo de livre comércio e a livre circulação de pessoas na UE. “Podemos comprar produtos de outros países e os nossos jovens podem estudar em outros países. Podemos estar orgulhosos do nosso modelo social, muita gente mundo afora inveja isso. Nós vamos lutar pelo bloco, por uma União Europeia forte o suficiente para lidar com a saída do Reino Unido, e forte o suficiente para representar seus interesses diante do mundo”, afirmou.

Ela disse ainda que é preciso tornar a UE mais competitiva e focar no sucesso da Europa. “Para uma Europa de sucesso é fundamental que as instituições e os países-membros mantenham os acordos e as promessas”.

Drama mundial

Quase 70 milhões de crianças morrerão antes dos cinco anos até 2030 e 167 milhões viverão em pobreza extrema nesse ano se a comunidade internacional não investir já nas mais crianças pobres. O alerta é do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef. Intitulado “Uma oportunidade justa para todas as crianças”, o relatório anual do Unicef revela que, embora o mundo tenha registrado progressos na infância, essas melhorias não foram uniformes e as desigualdades marcam a vida de milhões de crianças. Se o mundo não acelerar o ritmo de progresso, 69 milhões de crianças morrerão, em sua maioria de causas evitáveis, antes de completarem cinco anos, até 2030, o ano em que terminam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, definidos no ano passado.

Macri: crise de popularidade

O governo do presidente da Argentina, Mauricio Macri, desagrada a cerca de 43% da população local, segundo pesquisa. O resultado representa um aumento no índice de desaprovação de 18% desde que ele assumiu o poder, há pouco mais de seis meses.

Apenas 19% dos argentinos consideram boa a situação do país, sendo que para 39% o atual panorama é regular. Em dezembro de 2015, seu discurso de otimismo e de que corrigiria todos os erros cometidos pelos anos de kirchnerismo no poder contagiaram a população. Meses mais tarde, o país ainda sofre com os efeitos da crise financeira, aumento nos índices de inflação, assim como de impostos – batizados tarifaços – e uma onda de desemprego.

Entre aspas

“Tem havido um pouco de histeria após a votação pró-Brexit, como se a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) estivess se dissolvendo e como se cada país [do bloco europeu] estivesse correndo para seu próprio canto. Mas não é isso o que está acontecendo”. De Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, ao fazer um apelo por cautela ao mercado financeiro internacional.

——————————————————————————————————————————–

ESPANHA DE NOVO SEM GOVERNO

27/6/2016 – Com 95% das urnas apuradas na eleição espanhola de domingo (26), o Partido Popular (PP) soma 137 cadeiras, aumentando cinco com relação às que tinha. O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) faz 85 deputados, perdendo quatro. O Podemos faz 71, perdendo oito, o Cidadãos faz 32, perdendo quatro – que foram para o PP. A Esquerda Unida faz nove cadeiras, a Convergência Socialista faz oito, e o Bascos Independentes faz cinco.

O resultado significa que nenhum dos partidos consegue união suficiente para ter maioria e formar um governo. Mesmo com a união do PP com o Cidadãos, faltariam seis cadeiras para conseguir a maioria.  Ou o primeiro-ministro Mariano Rajoy (PP) renuncia e tenta que o PP se aproxime do PSOE, ou não terá como formar novo governo. Esta é a segunda eleição legislativa na Espanha em seis meses.

 Permanência na UE

A Escócia pode vetar a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). A afirmação é da primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, em uma entrevista à BBC. Isso é possível porque, apesar de 51,9% dos cidadãos britânicos terem se manifestado a favor da saída da UE no referendo do dia 23 de junho, 62% dos escoceses votaram contra a ruptura das relações. Sturgeon acrescentou que planeja iniciar nos próximos dias as negociações diretas com Bruxelas para defender os interesses da Escócia.

Sturgeon também disse que o governo da Escócia redigirá um projeto de lei para preparar novo referendo sobre a independência.

 Johnson quer vaga de Cameron

O ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, já começou a preparar a campanha para a liderança do Partido Conservador com o objetivo de substituir David Cameron, que anunciou sua após o Brexit. Johnson e sua principal rival, a atual ministra do Interior, Theresa May, devem anunciar nesta semana seus planos. Um comitê de integrantes conservadores do Parlamento se reunirá hoje (27) para estabelecer as regras de escolha do líder do partido. A votação acontecerá em setembro.

Entre aspas

“Os dirigentes não compreenderam o crescente desamor dos povos em relação a uma Europa na qual não se reconhecem e onde sentem existir um déficit democrático”. De Nicole Fontaine, ex-presidente conservadora do Parlamento Europeu, de 1999 a 2002.

 

——————————————————————————————————————————-

EU QUER APRESSAR SAÍDA DO REINO UNIDO 

24/6/2016 – O Reino Unido deve lançar o processo de saída da União Europeia (UE) o mais breve possível depois do referendo sobre o Brexit, o chanceler francês Jean-Marc Ayrault. No referendo, o Reino Unido decidiu deixar a UE após 43 anos de participação, com 52% dos votos. “Não deve haver qualquer incerteza. É preciso que o governo britânico informe sobre a decisão oficial do povo britânico para que comecemos a implementar [as cláusulas] deste artigo. [É necessário] para a unidade e estabilidade da Europa e do Reino Unido. É urgente, não convém perder tempo”, disse Ayrault aos jornalistas antes da reunião de ministros da UE em Luxemburgo.

Delação premiada

Depois das duras críticas e escândalos provocados por enriquecimento ilegítimo, deputados da Argentina aprovaram projeto de lei que permite a delação premiada em casos de corrupção. “Pode reduzir a pena para qualquer pessoa imputada ou condenada, com ou sem sentença transitada em julgado, quando, em vista da condução de um processo de que seja ou não parte, forneça informações ou dados precisos, comprováveis e procedentes”, assinala a medida aprovada pela Câmara. Antes, a medida podia ser aplicada apenas em casos de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.
Sem decisão

A Organização dos Estados Americanos (OEA) encerrou reunião de seu Conselho Permanente sobre a Venezuela sem decidir sobre as medidas a serem aplicadas contra o país, com base no artigo 20 da Carta Democrática Interamericana. A reunião para discutir o assunto tinha sido solicitada pelo secretário-geral da entidade, Luis Almagro, em maio último. Durante a reunião, Almagro leu aos representantes dos 34 países-membros da organização relatório de 132 páginas sobre o que ele classifica como “alteração da ordem constitucional” na Venezuela. Segundo ele, a situação atual no país “é resultado das ações que foram realizadas e seguem sendo realizadas por quem está no poder”.
Entre aspas

“Foi a vontade expressa pelo povo, e isso requer a todos nós uma grande responsabilidade para garantir o bem do povo do Reino Unido e também o bem e a convivência de todo o continente europeu. Assim eu espero”. Do papa Francisco sobre a decisão dos britânicos de saírem da União Europeia.

 

——————————————————————————————————————————–

ESTADOS UNIDOS E O CONTROLE DE ARMAS

21/6/2016 – Senadores dos Estados Unidos não chegaram a um consenso sobre votação de quatro propostas para aumentar o controle sobre a venda de armas no país. As medidas abrangiam a verificação dos antecedentes dos compradores e a proibição de venda de armas para pessoas observadas pelas autoridades policiais norte-americanas.

O tema voltou ao debate nacional após o massacre em uma boate em Orlando, há nove dias, que terminou com a morte de 50 pessoas e 52 feridos. O Partido Democrata apresentou duas propostas e o Republicano, também duas, com sugestões de restrições mais rígidas para o uso de armas de fogo. A Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, e entidades de defesa dos direitos civis aumentaram a pressão sobre os senadores após o atentado em Orlando.

Prefeitas na Itália

As cidades italianas de Roma e Turim elegeram mulheres para o cargo de prefeito. As vitoriosas são do Movimento 5 Estrelas. Em Roma, a eleita é Virginia Raggi, 37 anos. É a primeira mulher a ser prefeita da capital italiana. Em Turim foi eleita Chiara Appendino.

Refugiados aumentam

O total de pessoas deslocadas – homens, mulheres e crianças forçadas a deixar suas casas em razão da guerra ou de perseguições – chegou em 2015 a 65,3 milhões em todo o mundo. A informação é da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Trata-se da maior crise de refugiados e migração desde a 2ª Guerra Mundial.

O dado faz parte do relatório Tendências Globais, que registra o deslocamento forçado de populações ao redor do mundo com base em dados dos governos, de agências parceiras e da própria Acnur.

Entre aspas

“Não há dúvida de que o projeto europeu vive uma crise existencial, provavelmente a maior de sua história. E não é só no Reino Unido. O sentimento de que a Europa não está tendo um desempenho econômico positivo, a grande preocupação com a imigração, a hostilidade em relação às elites que comandam a União Europeia, você também encontrará em outros lugares na Europa. A Europa, de certa forma, é vítima tanto de seu próprio sucesso quanto de seus fracassos. De Timothy Garton Ash, historiador britânico.

—————————————————————————————————

 

CAMERON DIZ QUE NÃO SAI

20/6/2016 – O primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, pretende continuar no cargo, independentemente do resultado do referendo sobre a permanência do país na União Europeia (UE), marcado para quinta-feira. “Vou simplesmente continuar meu trabalho. Possuo um mandato muito claro do povo britânico para exercer o papel de primeiro-ministro no governo conservador, bem como para realizar o referendo”, destacou o chefe de Governo. Cameron também disse estar certo de que ele é a pessoa mais indicada para lidar com as funções de negociador no diálogo com as autoridades da UE para a saída do bloco, caso essa opção seja a vencedora durante o referendo. No entanto, o primeiro-ministro reforçou mais uma vez a sua posição contrária à saída do bloco.

O caos venezuelano

Diretores de escolas pedem aos pais que as crianças fiquem em casa se não tiverem condições de se alimentar: as escolas não têm como dar comida aos estudantes. Além disso, aulas têm sido suspensas ou canceladas porque professores estão fugindo da Venezuela ou perdido demasiado tempo em filas de abastecimento.

Presidente intelectual

Para quem não sabe: o novo presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, é um intelectual como poucos. Ele estudou em Oxford e Princeton. Trabalhou como economista no Banco Mundial e na Wall Street. É flautista e pianista, diplomado pelo Royal College of Music. É também primo do cineasta suíço Jean Luc Godard e sobrinho do Nobel de Medicina francês Jacques Lucien Monod.

Socorro à Grécia

Ministros de Finanças da zona do euro concordaram em desembolsar novos empréstimos à Grécia, no valor de 7,5 bilhões de euros. A liberação ocorreu logo após o parlamento grego ter aprovado medidas de austeridade dolorosas, além de aumento de impostos e reforma no sistema de pensões do país.

Entre aspas

“Onde vemos o ódio, onde encontramos divisão, onde vemos intolerância, devemos afastá-la da política, da vida pública e de nossas comunidades”. De David Cameron, primeiro-ministro britânico, a propósito do assassinato da deputada trabalhista Jô Cox.

 ———————————————————————————————————————-

REINO UNIDO X UE: PREVISÃO DIFÍCIL

17/6/2016 – O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo, admite que não é possível prever os efeitos de uma possível saída do Reino Unido da União Europeia (UE). “É muito difícil mensurar o impacto disso para o Reino Unido e para outras economias parceiras do Reino Unido, inclusive o Brasil. Não há uma resposta muito óbvia”. Para Azevedo, a extensão do impacto será determinada pelas condições que serão estabelecidas com os países que têm acordos comerciais com o bloco europeu. “Ninguém sabe [quais serão os efeitos]. Vai depender das condições de negociação que, ao meu ver, terão de acontecer com todos os países com os quais a União Europeia tem acordos de preferência tarifária”, afirmou. O governo britânico tem se manifestado contra a saída do bloco.

Assassinato de deputada

A deputada trabalhista britânica Jo Cox, assassinada em um atentado cometido por um ultranacionalista que defende a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), já vinha recebendo diversas mensagens de ameaças nos últimos três meses. A polícia da Inglaterra estava analisando aumentar as medidas de segurança em torno da parlamentar, mas nenhuma decisão havia sido tomada oficialmente.

Não se sabe se as ameaças partiam de Tommy Mair, de 52 anos, que matou Fox em nome do nacionalismo. Ele gritou “Britain First”, uma referência ao partido xenófobo e anti-islâmico local, antes de cometer o ataque, em Leeds. Segundo o jornal “The Independent”, a polícia apurou que Mair chegou a ter ligações com um grupo de tendência nazista que defende a supremacia branca na Europa e o regime de apartheid na África do Sul.

Vinho de 3 mil anos

Vestígios de vinho de pelo menos 3 mil anos a.C. foram encontrados em um templo antigo na Geórgia durante uma missão arqueológica organizada pela Universidade Ca’ Foscari, de Veneza.   O recipiente da bebida, que tem formato de animal, foi encontrado no sítio arqueológico da província de Aradetis Orgora de Shida Kartli, a 100 quilômetros de Tífilis, capital da Geórgia. Dentro da “garrafa”, havia restos bem conservados de Vitis vinifera, a espécie de uva mais usada na produção de vinhos na Europa.

Operador dos Kirchner quis esconder dinheiro

O ex-secretário de Obras Públicas dos governos de Nestor e de Cristina Kirchner, José Francisco López, foi preso quando tentava esconder quase US$ 9 milhões, armas e joias em um mosteiro de Buenos Aires. José López é considerado o braço-direito do ex-ministro do Planejamento do governo de Cristina Kirchner, Julio de Vido, que chegou a ser citado em um suposto esquema de propinas pelo ex-diretor Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, em sua deleção durante investigações da Lava Jato, no Brasil. López, que também é deputado no Parlasul, foi preso de madrugada depois que um vizinho reportou à polícia que um homem tentava entrar num mosteiro de General Rodriguéz, província de Buenos Aires. Além de quase nove milhões de dólares em dinheiro vivo, López tentava esconder ainda alguns milhares de euros, pesos, relógios e uma arma calibre 22.

Entre aspas

“Esse é um bom momento para todos nós refletirmos sobre como tratamos uns aos outros e para insistir no respeito e na igualdade de cada ser humano”. De Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, ao visitar parentes das vítimas e sobreviventes do massacre de Orlando, no qual 50 pessoas perderam a vida.

———————————————————————————————————————————

“NÃO” LIDERA CAMPANHA SEPARATISTA BRITÂNICA

16/6/2016 – A campanha que defende a desfiliação britânica da União Europeia ampliou sua vantagem sobre os que querem a permanência no bloco. De acordo com as pesquisas, a campanha pela saída tem 54% de apoio, a da permanência, 47%. O impulso à campanha do não à União Europeia vem perturbando os investidores e aumentando a pressão sobre a libra esterlina. Ao mesmo tempo, as casas de apostas informam que a onda pela desfiliação está crescendo acentuadamente.

Diante da possibilidade de os britânicos deixarem o bloco europeu, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, reagiu e afirmou que se isso ocorrer, poderia ser “o fim” para uma união de 28 países e para civilização política ocidental.

 Portugal perde população

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE) mostram que, em 2015, a população residente no país teve uma redução de 33,5 mil pessoas. Portugal tem 10,3 milhões de habitantes. Os motivos da queda populacional são, entre outros, a diminuição do número de pessoas que migraram para Portugal e o aumento do número de portugueses que foram viver em outros países. Ano passado, quase 30 mil pessoas migraram para Portugal, contra mais de 40 mil que foram viver em outros países. O saldo migratório negativo foi de -10.481 pessoas. Em 2014, este saldo tinha sido ainda maior (-30.056 pessoas).

Sanções à Coreia do Norte

O Ministério do Comércio da China publicou lista de mercadorias, tecnologias e equipamentos que serão proibidos para exportação à Coreia do Norte, no âmbito da Resolução 2.270 do Conselho da Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em março deste ano, Pequim apoiou o novo pacote de sanções, o mais grave da toda a história das sanções contra a Coreia do Norte, introduzido pela ONU em resposta às ações provocativas de Pyongyang depois da realização de testes nucleares no início do ano. De acordo com a lista divulgada pelo ministério, a proibição atinge as mercadorias e tecnologias que podem ser usadas para a elaboração de armas nucleares, químicas e biológicas. Já é o segundo grande pacote de sanções introduzido pelas autoridades chinesas depois da resolução do Conselho da Segurança da ONU.

Crise venezuelana

A escassez de produtos na Venezuela está levando a população a realizar saques a lojas e supermercados de várias cidades. A situação está se agravando a cada dia e já se volta a falar em guerra civil no País. O governo de Nicolás Maduro, por sua vez, está promovendo ampla troca de chefes militares, o que pode significar um endurecimento do regime semidemocrático do País.

 Entre aspas

“Pessoas doentes usam a religião para seus propósitos pessoais, especialmente o Estado Islâmico. Espero que o presidente Obama e a Otan eliminem o Estado Islâmico da face da Terra”. De Seddique Mir Mateen, pai do atirador Omar Mateen, autor do massacre de Orlando que deixou 50 mortos.

———————————————————————————————————————

EUA NÃO ALTERAM JUROS

15/6/2016 – O Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, manteve os juros básicos do país entre 0,25% e 0,50%, apesar de reduzir as estimativas de crescimento econômico para este ano e o próximo. Esta foi a quarta reunião seguida em que o Fed segurou as taxas, após tê-las elevado em dezembro passado pela primeira vez em mais de nove anos. Após a reunião de sua cúpula diretora, que durou dois dias, o Federal Reserve informou que ainda planeja ao menos uma alta da taxa neste ano. A estimativa anterior era de dois aumentos. Após baixar suas previsões de crescimento econômico para este ano e para o próximo, 2016 e 2017, o Fed indicou que será menos agressivo em sua política de endurecimento monetário após o fim do ano.

Tensão na França

O governo da França aumentou o tom contra as centrais sindicais locais e ameaçou vetar novas manifestações caso as entidades não garantam a ordem e a segurança dos participantes. A crítica veio um dia após cerca de 40 pessoas ficarem feridas em uma série de incidentes violentos ocorridos em Paris durante uma marcha contra a reforma trabalhista.  O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, pediu para a central sindical CGT não organizar mais protestos em Paris que possam ocasionar tensão, enquanto o presidente François Hollande anunciou que proibirá novas manifestações “se a proteção dos bens e das pessoas não for garantida”. A França atravessa um momento delicado e não pode dar margens para brechas no sistema de segurança.

Trabalhistas pela permanência

Setores do Partido Trabalhista britânico estão intensificando a campanha pela permanência do Reino Unido na União Européia. O referendo para saber se o país permanece ou não na União Européia está marcado para o próximo di 23. O ex-premiê Tony Blair, trabalhista, escreveu carta aos britânicos dizendo que se os trabalhistas ficarem em casa, o Reino Unido sai da EU. O principal cabo eleitoral pela permanência continua sendo o primeiro-ministro David Cameron, conservador. Segundo pesquisas, a saída está em vantagem.

Ajuda à Venezuela

O chanceler brasileiro José Serra disse ao líder oposicionista venezuelano Henrique Capriles, que vai propor um canal humanitário no plano internacional para ajudar a combater o desabastecimento na Venezuela. Serra informou que defenderá a proposta no âmbito das organizações internacionais, no caso, das Nações Unidas e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Entre aspas

“Percebi que ele era bipolar e se irritava do nada. Foi quando comecei a me preocupar com minha segurança”. De Sitora Yusufiy, ex-mulher do atirador Omar Mateen, autor do massacre que deixou 50 mortos em Orlando, nos EUA.

————————————————————————————————————————-

MUÇULMANOS DIVIDEM TRUMP E HILLARY

14/6/2016 – Após o ataque a uma boate gay de Orlando, na Flórida, que deixou 50 mortos, o candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs o fim temporário da imigração de muçulmanos para país. Já a candidata democrata Hillary Clinton adotou um discurso de diálogo com os imigrantes e com a comunidade muçulmana para evitar ataques terroristas no futuro.

Ao defender que a imigração de muçulmanos seja proibida temporariamente, Trump afirmou que se referia a “áreas do mundo onde há um histórico comprovado de terrorismo contra os Estados Unidos, Europa e outros aliados.”

Hillary Clinton, por sua vez, disse que em vez de proibir a entrada de muçulmanos, a melhor política é buscar o diálogo com a comunidade. Ela lembrou que “milhões de pessoas que professam a religião muçulmana vivem pacificamente nos EUA” e considera injusto condenar todos os muçulmanos por causa de uma pessoa.

Livro sobre Putin

O escritor Peter Pomerantsev, filho de dissidentes soviéticos que emigraram para a Grã-Bretanha em 1978, lançou um livro sobre a Rússia de Vladimir Putin. “Nada é verdade e tudo é possível” é o título da obra que conta uma história de modelos suicidas, controle sobre a imprensa, empreendedores cercados por máfias e uma visão paranóica da Rússia como centro de tudo no planeta. O escritor voltou para Moscou no início da era Putin.

Macri bem em pesquisa

O presidente da Argentina, Maurício Macri, que completou seis meses de governo com a adoção de duras medidas para tentar reequilibrar a economia do país, mantém 60% de aprovação e 35% de desaprovação, segundo recente pesquisa. Ele perdeu 15 pontos desde fevereiro, mas está muito bem ainda. Tem uma imagem pessoal positiva de 50% e negativa de 30%. Boa parte do apoio a Macri se explica pela rejeição e o fastio com a ex-presidente Cristina Kirchner.

Combate à pedofilia

A batalha da Igreja Católica contra a pedofilia foi reforçada com a formação de 19 estudantes laicos e católicos como “Especialistas Internacionais na Proteção de Menores”.   Vindos de 15 países de quatro continentes, os alunos frequentaram um curso ministrado pelo Centro de Proteção à Crianças (CCP, na sigla em inglês) do Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. A missão do curso? Formar especialistas no âmbito da prevenção e do combate do abuso sexual de menores.

Entre aspas

“Nossa mensagem é clara: se você atacar os Estados Unidos e os nossos aliados, não estará seguro. Não vou deixar o terrorismo vencer”. Do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

———————————————————————————————————————–

TERROR E INTOLERÂNCIA

13/6/2016 – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou o ataque que matou 50 pessoas e feriu 53 em uma boate gay, na cidade de Orlando, na Flórida, como um ato “de terror e de ódio”. Segundo Obama, “o FBI está investigando apropriadamente isso como um ato de terror. Vamos aonde quer que os fatos nos levem, o que está claro é que ele [o atirador] era uma pessoa cheia de ódio”. O ataque começou às 2h e terminou às 5h da madrugada de domingo (12/6/2016), com a morte do atirador, Omar S. Mateen. Natural da cidade de Porto St. Lucie, na Flórida, e filho de paquistaneses, ele tinha 29 anos, trabalhava como guarda de segurança e era cidadão norte-americano.

Armado com um rifle e uma pistola, Matten atirou contra os frequentadores de clube noturno, na área central da cidade. Depois de um período em que tentou negociar com o atirador, a polícia decidiu entrar no local e atirou no homem. O grupo Estado Islâmico, ao qual o atirador havia jurado fidelidade, assumiu a autoria do atentado terrorista.

Francisco em Auschwitz

O Vaticano anunciou que o papa Francisco visitará o campo de extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau durante uma viagem à Polônia no dia 29 de julho. Os dois antecessores de Francisco, os papas João Paulo II e Bento XVI também estiveram no local.

Eleição espanhola

Começou no fim de semana passado a campanha eleitoral para a eleição legislativa na Espanha, marcada para o dia 26 de junho. O pleito foi marcado depois que os principais partidos não conseguiram formam novo governo em decorrência das eleições de dezembro do ano passado. Os principais partidos são o Podemos (esquerda), o Ciudadanos (liberal), o Partido Popular (direita) e Partido Socialista Operário Espanhol (social-democrata).

 Entre aspas

“A vitória de Pedro Paulo Kuczynski extrapola as fronteiras peruanas e se inscreve no contexto latino-americano como um novo asso contra o populismo e para a regeneração da democracia, do que são acontecimentos emblemáticos o voto boliviano contra as tentativas de reeleição de Evo Morales, a derrota do peronismo na Argentina, a destituição de Dilma Rousseff e a derrubada do mito de Lula no Brasil, a vitória esmagadora da oposição nas eleições parlamentares na Venezuela e o exemplo de um regime como o do Uruguai, onde uma esquerda de origem radical no poder não só assegurou o funcionamento da democracia como também pratica uma política econômica moderna, de economia de mercado, que não é incompatível com um avançado trabalho social”. De Mário Vargas Lhosa, Prêmio Nobel de Literatura.

——————————————————————————————————————

ISLÂNDIA, O PAÍS MAIS PACÍFICO

10/6/2016 – O mundo, pelo segundo ano consecutivo, está menos pacífico. Os níveis de tranquilidade se aproximam dos valores registrados em 2012, quando os indicadores apontaram o patamar mais baixo desde o início da pesquisa Global Peace Index (GPI), há dez anos. A pesquisa analisou 163 países em 23 indicadores diferentes, entre eles os conflitos nacionais e internacionais; a segurança e a proteção na sociedade; e o nível de militarização dos países. A Europa é a região mais pacífica do mundo, segundo o documento, tendo seis países classificados entre os sete primeiros do ranking global. Em relação ao ano anterior, Portugal foi o país que registrou maior melhora entre os europeus, saltando nove posições e se classificando como o quinto mais pacífico do mundo para se viver. Portugal ficou atrás apenas de Islândia, Dinamarca, Áustria e Nova Zelândia, os quatro primeiros do ranking, respectivamente. A Síria é o menos pacífico, seguido do Sudão do Sul, Iraque, Afeganistão e Somália.

No ranking dos países mais pacíficos para se viver, o Brasil está na 105ª posição global e na 9ª colocação entre os onze países da América do Sul analisados, ficando à frente apenas de Venezuela e Colômbia. No ranking global, a Venezuela ficou com a 143ª posição e a Colômbia, na 147ª.

Satélite espião

Os Estados Unidos lançaram de um dos maiores satélites de vigilância do mundo, o mais novo dos satélites da série Mentor. O satélite foi projetado para realizar “escutas secretas” de sinais emitidos por outros países. O aparelho foi levado até a órbita terreste pelo foguete transportador Delta 4-Heavy. O novo Mentor será equipado com uma enorme antena, que uma vez armada no espaço terá uma envergadura de até 100 metros.

 Equipe mista

O gabinete ministerial que vai trabalhar desde os primeiros dias do governo do presidente eleito do Peru, Pedro Paulo Kuczynski, será formado por técnicos de diversos partidos, incluindo a Força Popular, da candidata derrotada, Keiko Fujimori, e da Frente Ampla, partido da terceira colocada no primeiro turno das eleições Veronika Mendoza. O anúncio foi feito pelo próprio Kuczynski. Na primeira entrevista depois de confirmada a vitória, Kuczynski anunciou que o chefe da equipe técnica de sua coligação partidária, o Peruanos por el Kambio (PPK), Alfredo Thorne, será o novo ministro de Economia e Finanças.

Imunidade suspensa

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acaba de sancionar lei que permite suspender a imunidade de 148 deputados, a maioria favorável ao Partido Democrático do Povo, ligado aos curdos. A lei é considerada um golpe de Estado contra o povo curdo.

Entre aspas

“Milhões de americanos expressaram suas opiniões nos últimos meses. Hoje vou fazer isso também. Jamais houve alguém tão qualificado para ocupar este cargo. Estou com ela. Estou animado e mal posso esperar para sair por aí e fazer campanha por Hillary”. Do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao anunciar oficialmente apoio à candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton, nas eleições presidenciais de novembro próximo.

 ———————————————————————————————————————————

HILLARY NA HISTÓRIA

9/6/2016 – Com uma inesperada vitória avassaladora no estado da Califórnia — o mais populoso, rico e com maior número de delegados eleitorais –, a democrata e ex-secretária de Estado Hillary Clinton entrou para a história e se tornou a primeira mulher a garantir a nomeação por um grande partido à Presidência norte-americana. Hillary venceu não somente na Califórnia, mas em outros três dos cinco estados que realizaram primárias na noite terça-feira: New Jersey, Novo México e Dakota do Sul. Agora, Hillary conta com 2.497 delegados, ultrapassando o número mínimo para a indicação do Partido Democrata, que é de 2.383.

 Robô na guerra

A Coréia do Sul está desenvolvendo robôs para o caso de ocorrer uma guerra contra o seu vizinho do Norte. Os robôs podem transportar equipamento militar pesado em terreno montanhoso e salvar soldados feridos. O uso de robôs permitirá aos militares enfrentar a ameaça da Coréia do Norte. Um relatório, que será divulgado nesta semana, informa também que os militares sul-coreanos já testaram robôs pequenos para detectar e desativar engenhos explosivos e fazer ações de reconhecimento.

Adesão recusada

Sete países pediram para ser integrados à zona do euro, mas nenhum deles atingiu os critérios necessários, segundo informa o Banco Central Europeu. Os sete países até que têm situação financeira saudável, mas suas leis não se adéquam aos parâmetros estabelecidos pelo banco. Os países rejeitados são Bulgária, República Checa, Croácia, Hungria, Polônia, Romênia e Suécia. Tirando a Suécia, os demais se localizam no Leste europeu, na antiga área de influência soviética.

Entre aspas

“Todas as coisas que uniram o Reino Unido depois da Segunda Guerra Mundial – como a indústria e o estado do bem-estar social – não existem mais. Não há nenhuma cola que junte as partes do Reino Unido. Há apenas a rainha, que foi símbolo da unidade britânica para as gerações do pós-guerra. Mas a sociedade mudou, desindustrializou-se”. Do escritor escocês Irvine Welsh, radicado nos Estados Unidos.

 ————————————————————————————————————————

GRINGO LEVA NO PERU

8/6/2016 – O liberal  Pedro Pablo Kuczynski (PPK) é o novo presidente do Peru. Ele derrotou por pequena margem a candidata Keiko Fujimori.  Kuczynski, de 77 anos, que usa as iniciais do seu nome (PPK) para dar nome ao partido “Peruanos por el Kambio”, é ex-funcionário do Banco Mundial e ex-ministro de Economia de Minas e Energia, em 2001. De pai alemão e mãe franco-suíça, tem dupla cidadania e foi educado na Europa e nos Estados Unidos, o que lhe rendeu o apelido de “Gringo”.

Tensão econômica

Práticas comerciais e cambiais estão elevando a tensão econômica entre os Estados Unidos e a China. Os norte-americanos querem que o governo de Pequim avance nas promessas de abrir sues mercados e permitir maior entrada de investimentos externos. A China, por sua vez reclama da falta de acesso de suas empresas ao mercado dos EUA. Para aparar arestas, autoridades do Tesouro e do Departamento de Estado dos EUA irão à China nos próximos dias para uma rodada de negociações bilaterais.

Genocídio armênio

O parlamento da Alemanha decidiu considerar como genocídio o massacre de armênios pelas forças turcas ocorrido no distante ano de 1915. Diante disso, o governo turco chamou de volta ao seu embaixador em Berlim, afirmando que a resolução afeta seriamente as relações com a Alemanha.

Separação ganha força

Há poucos dias do referendo que decidirá se a Grã-Bretanha deve ou não deixar a União Européia, cresce o número de britânicos favoráveis à saída. A perspectiva de ruptura já faz as autoridades européias projetarem os ritos de separação. O processo pode durar até seis anos.

Entre aspas

“Por toda parte aumentam as restrições a que as pessoas digam o que pensam. Sem o livre debate de idéias, o mundo se torna um lugar acovardado e ignorante”. Da revista britânica The Economist em reportagem sobre as restrições à liberdade de expressão..

————————————————————————————————-

MULHER PRESIDE PARLAMENTO SÍRIO

7/6/2/016 – Hadia Half Abas foi eleita presidente do Conselho Popular da Síria (Parlamento) se tornando a primeira mulher na história a ocupar esse cargo em um país árabe. Em abril, na Síria foram realizadas eleições parlamentares em que participaram 3,5 mil candidatos disputando 250 assentos. As mulheres da Síria receberam permissão constitucional para votar e participar nas eleições em 1953. No período de 1973 a 1977, apenas cinco mulheres ocuparam assentos parlamentares. Entre 2012 e 2016 este número cresceu e agora são 31 mulheres dos 250 membros do parlamento.

Libertário em alta

A disputa entre Donald Trump e Hillary Clinton para a presidência dos Estados Unidos tem um lado bom, segundo analistas políticos: a ascensão do Partido Libertário. Gary Johnson, o candidato do partido à presidência norte-americana, não tem a menor chance de ganhar, mas aparece com 10% das intenções de votos em algumas pesquisas – o que é um feito e tanto.

Obama na campanha

Com a popularidade em alta e de olho na manutenção de seu legado, o presidente dos EUA, Barack Obama, está pronto para arregaçar as mangas e entrar na campanha eleitoral de Hilly Clinton, a primeira mulher a concorrer à presidência norte-americana. Analistas dizem que a popularidade de Obama, embora não seja decisiva, dará impulso às chances de Hillary.

Entre aspas

“Os tempos da diplomacia não são os da política, os da imprensa e muito menos os do Twitter. O secretário-geral não atua de forma consultiva e toma atitudes individualistas, que não correspondem ao princípio da gradualidade nem respeitam os tempos dimplomáticos”. Do embaixador brasileiro na Organização dos Estados Americanos (OEA), José Luiz Machado e Costa, ao criticar o secretário-geral da entidade, Luis Almagro, que só divulga as suas decisões por meio das redes sociais.

——————————————————————————————————————

 SUIÇOS REJEITAM SALÁRIO MÍNIMO PARA TODOS

6/6/2016 – Os suíços rejeitaram, em plebiscito realizado ontem (5/6/2016), a proposta de conceder um salário mínimo básico de 2.250 euros mensais a todos os cidadãos do país. A iniciativa partiu de um grupo de cidadãos suíços independentes. Tanto o Parlamento quanto o governo suíço já haviam dito que não concordavam com a medida e alegaram que os cofres públicos não suportariam o rombo.

A proposta previa a concessão de 2.500 francos suíços (cerca de 2.250 euros) para adultos e de 625 francos suíços (560 euros) para jovens e crianças, independentemente de seu nível social, e de duração vitalícia. Apesar da derrota, os autores da proposta não se deram por vencido e disseram que a votação serviu para “conscientizar” sobre a necessidade de um novo contrato social entre governo e população.

Na teoria, a medida afirma que, sabendo que contam com uma renda básica mensal, as pessoas seriam livres para escolher suas profissões, trabalharem como voluntárias e até se dedicarem às suas famílias. A ideia surgiu inicialmente em 1516 e foi formulada pelo britânico Thomas More.

 Número assustador

Um estudo da Fundação Walk Free, da Austrália, aponta que cerca de 45 milhões de pessoas, entre elas milhões de crianças, permanecem sob situação de escravidão moderna. Esse tipo de escravidão é vinculado ao tráfico humano, trabalho forçado, servidão por dívidas, exploração sexual comercial e casamento servil ou forçado. Índia, China, Paquistão, Bangladesh e Usbequistão lideram a lista dos países onde ocorre a escravidão moderna.

Cidade do Vinho

O presidente da França, François Hollande, inaugurou emBordeaux a Cité du Vin – Cidade do Vinho. É um museu totalmente dedicado à bebida, custou perto de 81 milhões de euros e foi pago por produtores da região. São esperados 450 mil por ano.

Números econômicos

Informa o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, que as pressões inflacionárias cresceram levemente na maior parte do país nos meses de abril e maio deste ano. Ao mesmo tempo, aponta um aumento dos custos trabalhistas para as empresas norte-americanas.

Entre aspas

“Os santos não são super-homens, nem nasceram perfeitos. Quando conheceram o amor de Deus, seguiram-no ao serviço dos outros”. Do papa Francisco ao canonizar dois novos santos: o polonês Stanislaw de Maria Jesus Papczynski (1631-1701), fundador da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição, e a sueca Maria Isabel Hesselblad (1870-1957), que criou a Ordem do Santíssimo Salvador e de Santa Brígida.