Morre o ex-chanceler alemão Helmut Schmidt

O ex-chanceler da Alemanha Helmut Schmidt (foto), histórico líder social-democrata que dirigiu o país entre 1974 e 1982, morreu, aos 96 anos, em Hamburgo, sua cidade natal.Nos últimos meses, seu estado de saúde piorou consideravelmente. Em setembro, ele foi operado às presas pela obstrução de um vaso sanguíneo em uma de suas pernas. Após a cirurgia, o ex-chanceler pediu para receber alta do hospital.

Schmidt morreu em casa, acompanhado de sua mulher nos últimos anos, a ex-colaboradora Ruth Loah, e de sua filha, Susanne, que vive na Inglaterra e voou para Hamburgo ontem ao conversar com os médicos e descobrir que não havia mais esperanças para o pai.

Unidade europeia – Convencido defensor da unidade europeia, Schmidt foi o quinto chanceler da República Federal Alemã (a Alemanha Ocidental) ao suceder no governo do país, em 1974, o correligionário Willy Brandt. Durante seus dois mandatos, mostrou firmeza contra o terrorismo do grupo Fração do Exército Vermelho (RAF), e teve também que combater as crises econômicas dos anos 70.

Junto ao então presidente da França, o conservador Valéry Giscard d’Estaing, Schmidt fortaleceu o eixo franco-alemão e impulsionou a unidade europeia, com o Sistema Monetário Europeu e a realização de várias cúpulas entre os países do continente.

Schmidt deixou o governo em 1982, mas seguiu presente na vida política alemã como uma voz autorizada nos principais debates políticos e econômicos do país, com uma clara defesa da unidade europeia e do euro.

Em 1981, ele passou por uma operação para colocar um marca-passo. Depois sofreu várias complicações cardíacas, a mais grave delas um infarto agudo em 2002.

O ex-chanceler era um fumante compulsivo e que não abandonava o cigarro nem nos atos oficiais nem nas entrevistas televisivas. Ele deixou o vício no último verão europeu, quando os médicos já tinham desistido de pedir que ele parasse de fumar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *