Bolsonaro diz que acabou o crédito do BB para micro e pequenas empresas

O presidente Jair Bolsonaro publicou nesta quinta-feira (9.7.20), em sua conta no Twitter, que o Banco do Brasil foi a primeira instituição financeira estatal a esgotar 100% dos recursos destinados ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

O crédito foi disponibilizado pelo governo, com garantia total do Tesouro Nacional, como forma de auxiliar empresários a conterem os danos causados nos negócios pela pandemia.Ao todo, conforme o chefe do Executivo, 60 mil empresas contrataram o programa, totalizando R$ 3,7 bilhões em empréstimos.

O programa, idealizado pelo Ministério da Economia,  visa destravar o crédito para socorrer os micro e pequenos empresários. Além desse auxílio, destinado a empreendedores, o governo e o Congresso Nacional também ofereceram um auxílio emergencial de R$ 600,00  para autônomos e desempregados.

O programa de crédito, porém, foi alvo de críticas tanto pela demora na liberação quanto pela suposta falta de dinheiro. O secretário especial de Produtividade do Ministério da Economia,

“Já estamos preocupados porque recursos do Pronampe vão terminar em breve”, admitiu, durante audiência pública virtual da Comissão Mista do Congresso nesta semana.

A pasta comandada por Paulo Guedes pediu ao BB para rever os limites. O pedido de revisão também foi feito à Caixa, o que poderia elevar o limite apenas nas instituições públicas, que têm sido mais atuantes no programa. (M).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *