Livro analisa desafios, avanços e retrocessos dos 130 anos da República brasileira

Em 2019, a República brasileira completa 130 anos de existência. E para assinalar esta marca, um grupo de pensadores e pesquisadores (Edmar Bacha, José Murilo de Carvalho, Joaquim Falcão, Marcelo Trindade, Pedro Malan e Simon Schwartzman) organizou o livro “130 anos: Em busca da República”, lançado na semana passada.  Uma reunião de textos que trata da trajetória da República do Brasil desde os seus primeiros momentos: são 13 décadas, 12 economistas, 14 advogados, 12 historiadores e cientistas sociais, cada qual responsável por uma década na sua área de especialidade.

No dia 15 de novembro de 1889, no Campo de Santana, no centro do Rio de Janeiro, o marechal Deodoro proclamava o início da nossa República. À época, o Brasil era um país que havia abolido a escravidão recentemente, com a população de apenas 14 milhões de habitantes, dos quais 82% eram analfabetos e 90% viviam em áreas rurais. Agora, em 2019, com 208 milhões de habitantes, o Brasil é uma sociedade majoritariamente urbana, com 7% da população analfabeta, mas ainda repleta de contrastes sociais, com índices de desenvolvimento muitas vezes inferiores aos alcançados por países com trajetórias semelhantes à nossa.

Para analisar essa história,os  38 autores identificam os desafios, avanços e retrocessos da República Brasileira em textos curtos que levantam as principais questões dos nossos últimos 130 anos. Cada capítulo do livro cobre uma década e é composto por três textos: um sobre sociedade e política, outro sobre Estado e direito, e outro sobre governo e economia.

Seguindo os pontos de vista particulares dos autores, diferentes e complementares entre si, cabe ao leitor juntar as peças do mosaico apresentado para entender o processo que culminou com a República como a conhecemos em 2019 e os desafios que se anunciam para o futuro.

Autores: Renato Lessa, Arno Wehling, Gustavo Franco, José Alexandre Tavares Guerreiro, Winston Fritsch, Marieta de Moraes Ferreira, Pedro Cantisano, Albert Fishlow, Boris Fausto, Paula Andrea Forgioni, Ruy Pereira Camilo Júnior, Lúcia Lippi, Marcelo Trindade, Marcelo de Paiva Abreu, Maria Celina D’Araujo, Tercio Sampaio Ferraz Júnior, Pedro Malan, Celso Lafer, Pedro Dutra, Demosthenes Madureira, José Murilo de Carvalho, Joaquim Falcão, André Lara Resende, Carlos Fico, Jorge Hilário Gouvêa Vieira, Sérgio Fausto, Nelson Jobim, Mário Mesquita, Rubens Ricupero, José Roberto de Castro Neves, Edmar Bacha, Simon Schwartzman, Silvana Batini, Ilan Goldfajn, Sérgio Abranches, Luís Roberto Barroso, Arminio Fraga e Marcos Lisboa.

Editado pela Intrínsica, o livro será vendido por R$ 59,90 na versão impressa, e por R$ 29,90 no e-book.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *