ONU, Lula e Dilma

 

27/8/2018 – De pouco adianta o PT ficar querendo que a manifestação do Comitê de Direitos Humanos da ONU a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer campanha eleitoral tenha validade. A medida teria que estar dentro dos padrões de acordos internacionais, o que hoje não se aplica porque o Pacto de Direitos Civis e Políticos foi um dos mais de 300 acordos que ficaram repousando nas gavetas do Palácio Planalto, em Brasília, durante o governo Dilma Rousseff.O desprezo petista no passado pelo assunto é o principal ponto jurídico que inviabiliza sua aplicação.

Projeto de lei

O Congresso Nacional está abarrotado de projetos de lei que não saíram de dentro das gavetas dos deputados federais e senadores. Quando parlamentares virarem a chave desta legislatura, deixarão mais de 10 mil propostas que não foram votadas. Mas ficarão, como parte de nossas leis, importantes contribuições à sociedade como por exemplo o Dia dos Interactianos (jovens de 14 a 18 anos que integram os Rotarys Clubs).

Nova direção

Em razão da desistência do ex-senador Osmar Dias de disputar o governo do Paraná e de sua renúncia à condução do partido, o PDT paranaense escolheu uma nova executiva, que tem à frente o atual secretário-geral do diretório nacional, André Menegotto. A nova executiva do PDT paranaense está assim composta: presidente – André Menegotto; vice-presidentes – Assis do Couto, Gustavo Fruet, Marly Fagundes e Nelton Friedrich; secretário-geral – Adalberto Grein; secretária adjunto – Naci Mari Rafain Andreolla; líder do partido na Assembleia Legislativa – Nelson Luersen; líder do partido na Câmara Municipal – Jorge Brand; vogais – Barbosa Neto, Luiza Simonelli e Valmor Stédile.

Quinto lugar

O Paraná é o quinto Estado com maior número de e-Títulos emitidos até o dia 21 deste mês: são 306.784 mil documentos emitidos. À frente do Paraná, estão São Paulo (1.262.559), Minas Gerais (339.387), Rio de Janeiro (337.483) e Bahia (334.433). O eleitor que quiser ter acesso ao e-Título deve baixar, no celular ou tablet, o aplicativo, disponível na App Store e no Google Play. Para validá-lo, é preciso inserir o nome do eleitor e o de sua mãe, a sua data de nascimento e o número do título. Caso o eleitor não saiba o número do título, deve acessar o site do TRE-PR, www.tre-pr.jus.br, em Eleitor e Eleições, Título e Local de Votação, e inserir seu nome, o nome da mãe e a data de nascimento para assim verificar o seu número de inscrição.

 

Meirelles e Arruda

O ex-ministro da economia e candidato à presidência da república pelo MDB Henrique Meirelles esteve em Cascavel em evento político da campanha de João Arruda, que concorre ao Palácio Iguaçu também pelo MDB.  O encontro com eleitores, filhados e simpatizantes do MDB ocorreu na sede da Asservel. Durante entrevista coletiva, Meirelles destacou a importância do oeste do Paraná para o agronegócio. A conclusão da obra de duplicação da BR 163 também foi salientada como importante para um maior desenvolvimento da região.   Já sobre a questão de estar baixo nas pesquisas, o economista afirmou que o horário eleitoral o ajudará na alavancagem de votos..

Entre aspas

“Estamos à beira do abismo, em uma situação muito complicada. Há uma crise institucional muito grave. Há uma incerteza com o resultado da eleição. E existem candidatos que são, ao menos um candidato notadamente, muito preocupantes (…) Bolsonaro é nitidamente um candidato que hoje entrou no jogo, mas que também aceita regras fora do jogo democrático”.  De Boris Fausto, historiador e cientista político.

Pergunta do dia

O povo brasileiro terá tempo e paciência para ver os programas eleitores no rádio e na TV dos candidatos à Presidência da República, ao governo do Estado, ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *